21.1 C
Brazil
Thursday, July 11, 2024
HomeBRASILAracy Balabanian marcou gerações com grandes personagens; relembre trajetória

Aracy Balabanian marcou gerações com grandes personagens; relembre trajetória

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

Página inicialDestaque

Aracy Balabanian marcou gerações com grandes personagens; relembre trajetória

Intérprete da icônica Dona Armênia de “Rainha da Sucata” e Cassandra de “Sai de Baixo” deixa um legado na TV brasileira.

Morreu nesta segunda-feira (7), aos 83 anos, a atriz Aracy Balabanian. Com décadas de carreira na TV, teatro e cinema, a artista ajudou a construir a história da dramaturgia brasileira.

Nascida em 1940, em Campo Grande (MS), Aracy fez vestibular aos 18 anos para a Escola de Arte Dramática de São Paulo e para ciências sociais, na USP, atendendo ao desejo do pai. Aprovada nos dois, ela abandonou ciências sociais no terceiro ano para se dedicar totalmente ao teatro.

No início da carreira na televisão, nos anos de 1960, Aracy fez a peça “Antígona”, do filósofo Sófocles, montada pela antiga TV Tupi. A estreia na TV Globo veio em “O primeiro amor”, novela de Walther Negrão, onde ela interpretou a psicóloga Giovana, que disputava o amor de Luciano com Paula e Maria do Carmo.

Viveu também a personagem Gabriela no programa infantil “Vila Sésamo”, contracenando com bonecos, como Garibaldo.

Foi em “Coração Alado”, de Janete Clair, que Aracy teve a primeira chance de exercitar a aveia humorística no papel da desbocada trocadora de ônibus Maria-Faz-Favor.

Já nos anos 1980, Aracy Balabanian fez “Elas por Elas”, “Guerra dos Sexos”, “Transas e Caretas”, “Ti-ti-ti” e “Que Rei Sou Eu?”.

Já com uma carreira extensa, veio um dos personagens que mais ficaram estampados na memória do público: a Dona Armênia, da novela “Rainha da Sucata”. Com um sotaque e alguns costumes do povo armênio, Aracy trouxe um pouco da própria história, já que era filha de imigrantes desse país.

O sucesso foi tão grande, que o autor Silvio de Abreu convidou a atriz para viver a mesma personagem, dessa vez na novela “Deus Nos Acuda”.

E os trabalhos de sucesso continuaram. Pela matriarca Filomena, da novela “A Próxima Vítima”, Aracy foi premiada. E algum tempo depois, participou do fenômeno humorístico “Sai de Baixo”, onde viveu a inesquecível Cassandra entre 1996 e 2001.

O seu último trabalho na TV foi na novela “Geração Brasil”, quando interpretou a dona de casa Iracema Avelar e o especial de fim de ano “Juntos, a Magia Acontece”, com a personagem Dona Rosa.

Além da televisão, Aracy Balabanian atuou em dois filmes e uma dezena de peças, como “Clarice, Coração Selvagem”, quando interpretou a escritora Clarice Lispector.

Aracy estava internada na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e não resistiu às complicações de um câncer. A Atriz não era casada e não tinha filhos.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler