15.8 C
Brazil
Friday, July 19, 2024
HomeGERALRondônia registra queda de 72,6% nas ocorrências de incêndios florestais e Marcos...

Rondônia registra queda de 72,6% nas ocorrências de incêndios florestais e Marcos Rocha reforça compromisso com a sustentabilidade

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

As causas de incêndio florestais podem ser tanto naturais, quanto provocadas, a exemplo da desocupação da área para plantio e pastagens.

A redução nas ocorrências de incêndios foi de 72,6%, em comparação ao período de janeiro a agosto de 2022 e 2023, conforme relatório estatístico do Corpo de Bombeiros do Estado – CBMRO. O resultado é reflexo da combinação de bem-estar social com o cuidado com o meio ambiente enraizada nas políticas públicas do Governo de Rondônia.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha defende que o desenvolvimento aconteça de forma sustentável no Estado, com a proteção das florestas, ou seja, que a produção de alimentos, forte fator da economia rondoniense, avance em harmonia com o meio ambiente.

Rondônia registra queda de 72,6% nas ocorrências de incêndios florestais e Marcos Rocha reforça compromisso com a sustentabilidade - News Rondônia

‘‘Rondônia está produzindo mais, com boas práticas, inovação, melhoramento genético e tecnologias, e ao mesmo tempo estamos mantendo os cuidados com as áreas florestais. O que mostra que a produtividade cresce, sem precisar degradar o meio ambiente’’, ressalta.

Rondônia registra queda de 72,6% nas ocorrências de incêndios florestais e Marcos Rocha reforça compromisso com a sustentabilidade - News Rondônia

Em 2022, os 52 municípios do Estado registraram 1.543 ocorrências de incêndios florestais, de janeiro até agosto. Já este ano, até o dia 17, foram registrados 894 casos, sendo 649 ocorrências a menos. Historicamente, é no mês de julho que mais se observa aumento de casos deste tipo. Os incêndios florestais são a propagação do fogo em áreas de florestas e ocorre com mais intensidade no período de estiagem, quando há redução da umidade ambiental, pois as chuvas não são frequentes.

OPERAÇÃO VERDE RONDÔNIA

Neste período, também são intensificadas as ações ambientais para proteger o meio ambiente e a qualidade de vida da população. Entre as ações adotadas pelo Governo de Rondônia para prevenir incêndios florestais está a Operação Verde Rondônia. De acordo com o diretor de comunicação do CBMRO, capitão BM Geanderson Maia, este ano houve a intensificação das ações desta operação, realizada pelo Corpo de Bombeiros em conjunto com a Polícia Militar.

‘‘Houve o aumento do efetivo empregado na Operação Verde Rondônia, de forma que a quantidade de ações preventivas nas áreas onde ocorrem mais queimadas tem sido significativamente maior. Até a semana passada, foram realizadas mais de 600 ações preventivas, um grande aumento em relação ao ano passado, quando foram efetuadas 300 ações. No ano anterior, foram registradas cerca de 130 ações’’, afirma o diretor.

As causas de incêndio florestais podem ser tanto naturais, quanto provocadas, a exemplo da desocupação da área para plantio e pastagens. A redução das ocorrências de incêndios florestais em Rondônia estão relacionadas a diversos fatores e ações integradas, a exemplo da situação climática mais amena esse ano, e da execução de políticas públicas intersetoriais.

SUSTENTABILIDADE

O governador Marcos Rocha destaca que Rondônia investe na economia verde, com agricultura e pecuária sustentáveis. O valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), medido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, chegou a R$ 20,7 bilhões em junho de 2023. No Estado acontece a revitalização de lavouras com distribuição de mudas com melhoramento genético pelo Governo de Rondônia, através do Programa “Plante Mais”;

E ainda há o incentivo de pastos de qualidade com o programa “Mais Calcário”, que faz o transporte desse insumo para melhorar a qualidade do solo. O Estado tem o maior rebanho do Brasil livre de febre aftosa sem vacinação.

Rondônia registra queda de 72,6% nas ocorrências de incêndios florestais e Marcos Rocha reforça compromisso com a sustentabilidade - News Rondônia

Rondônia é um estado do Norte do Brasil, pertencente a região Amazônica, e possui uma riqueza em biodiversidade, com uma fauna e flora que impressionam os rondonienses e turistas. De acordo com a Coordenadoria de Geociências – Cogeo da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, os dados do MapBiomas 2021 apontam que cerca de 55% do território rondoniense é composto por florestas.

O Estado reúne esforços para proteger cada vez mais o meio ambiente. O desmatamento, que é a retirada da vegetação nativa para prática de atividades produtivas, reduziu 60% no Estado, no primeiro semestre de 2023, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler