21.4 C
Brazil
Sunday, January 19, 2025
HomeBRASILDeputados adiam mais uma vez votação de projeto contra casamento homoafetivo

Deputados adiam mais uma vez votação de projeto contra casamento homoafetivo

Date:

Related stories

Cultura e oportunidade de negócios, festival Duelo na Fronteira movimenta economia regional

Guajará-Mirim e cidades vizinhas registraram um aumento expressivo no...

Inscrições de processo seletivo para atuar no ensino profissionalizante começa nesta segunda-feira, 18

Processo seletivo visa contratação temporária de profissionais para atuar...

Ambientes frescos e confortáveis: dicas para preparar a casa para o verão

Aprenda estratégias práticas para refrescar os ambientes, melhorar a...
spot_imgspot_img

Votação e referente ao parecer do deputado Pastor Eurico (PL-PE). Haverá uma audiência pública sobre o tema.

A Comissão de Previdência e Família da Câmara dos Deputados adiou a votação de um projeto que deseja proibir o reconhecimento do casamento civil homoafetivo, ou seja, de pessoas do mesmo sexo. A sessão conturbada aconteceu nesta terça-feira (19). Foi estipulado a necessidade de uma audiência pública sobre o tema.

A proposta partiu do deputado Pastor Eurico (PL-PE).

Relembre o caso

A discussão do tema começou ainda neste mês, início de setembro. Após a leitura do parecer do relator, o encontro foi interrompido para que pudesse haver “mais tempo para análise”. O projeto apresentado deseja acrescentar um parágrafo ao artigo do Código Civil. Esse parágrafo levanta impedimentos para casamentos e até uniões estáveis, visto que, segundo o projeto, pessoas do mesmo sexo não podem ser equiparadas a casamento ou entidade familiar.

Em 2009, este texto já havia sido apresentado. Porém, em 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) permitiu uniões homoafetivas. Agora, o mesmo texto, volta a tona.  

Nesta terça-feira (19), a votação da proposta precisou ser adiada novamente. Na ocasião, quase duas horas de encontro e discussão aconteceu na tentativa de chegar a um acordo com os parlamentares de esquerda e da oposição.

O texto, agora, vai retornar à pauta somente depois de ser realizada uma audiência pública sobre o tema. 

O próximo compromisso referente ao assunto acontece na próxima terça-feira (26). Na quarta-feira (27), a votação deve acontecer “com o compromisso de parlamentares de esquerda em não obstruir a discussão”.

Movimentação e protestos

Desde o início da retomada da discussão do tema, protestos têm acontecido contrários ao parecer. Juristas consideraram a proposta um “afronta a Constituição”, enquanto parlamentares da base governista e progressistas que integram a comissão se mobilizam para que o parecer não seja aprovado.

A sessão desta terça-feira (19), também aconteceu com vários protestos de ativistas. Os manifestantes cantaram e gritaram em defesa aos direitos das pessoas LGBTQIA+. Aliaram-se aos protestos parlamentares de partidos de esquerda.

O corredor que dá acesso ao plenário da reunião desta terça-feira também foi tomado por manifestantes. A Polícia Legislativa precisou bloquear a entrada de um grupo para evitar superlotação ou possíveis confrontos.

Durante a reunião, Fernando Rodolfo (PL-PE), presidente da Comissão ameaçou retirar manifestantes que atrapalhassem o andamento da sessão. 

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

[tds_leads input_placeholder="Your email address" btn_horiz_align="content-horiz-center" pp_msg="SSd2ZSUyMHJlYWQlMjBhbmQlMjBhY2NlcHQlMjB0aGUlMjAlM0NhJTIwaHJlZiUzRCUyMiUyMyUyMiUzRVByaXZhY3klMjBQb2xpY3klM0MlMkZhJTNFLg==" pp_checkbox="yes" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLXRvcCI6IjMwIiwibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjQwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMTUiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMjUiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3NjgsImxhbmRzY2FwZSI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMjAiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sImxhbmRzY2FwZV9tYXhfd2lkdGgiOjExNDAsImxhbmRzY2FwZV9taW5fd2lkdGgiOjEwMTksInBob25lIjp7Im1hcmdpbi10b3AiOiIyMCIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicGhvbmVfbWF4X3dpZHRoIjo3Njd9" display="column" gap="eyJhbGwiOiIyMCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTAiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIxNSJ9" f_msg_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_input_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_btn_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_pp_font_family="downtown-serif-font_global" f_pp_font_size="eyJhbGwiOiIxNSIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_weight="700" f_btn_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_transform="uppercase" btn_text="Unlock All" btn_bg="#000000" btn_padd="eyJhbGwiOiIxOCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE0IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNCJ9" input_padd="eyJhbGwiOiIxNSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMCJ9" pp_check_color_a="#000000" f_pp_font_weight="600" pp_check_square="#000000" msg_composer="" pp_check_color="rgba(0,0,0,0.56)" msg_succ_radius="0" msg_err_radius="0" input_border="1" f_unsub_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_msg_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_size="eyJhbGwiOiIxNCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_weight="500" f_msg_font_weight="500" f_unsub_font_weight="500"]

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here