Aproximadamente 30 profissionais, de cinco unidades de saúde, participam do treinamento
Profissionais de cinco unidades de saúde de baixa, média e alta complexidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) estão passando pelo treinamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). A capacitação é um serviço oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Porto Velho.
O evento, que acontece no auditório da Escola do Legislativo, na capital, reúne aproximadamente 30 profissionais das Unidades de Saúde da Família: Aponiã, Caladinho e Renato Medeiros. Além também de servidores da UPA Sul e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps Álcool e Drogas).
O QUE É CIPA?
O principal objetivo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalhador (Cipa) é promover educação para prevenir doenças e acidentes de trabalho, mediante controle dos riscos presentes no ambiente de operações do servidor.
Capacitação é um serviço oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Porto Velho
Segundo o gerente da Divisão de Acompanhamento do Trabalhador em Unidade de Saúde (Diactus), Bruno Luiji, unidades que possuem mais de 20 servidores internos precisam constituir a Cipa.
“A Cipa é constituída pelos servidores que são eleitos entre os seus colegas nas unidades de saúde para promover educação e orientações no ambiente de trabalho. O objetivo dela é prevenir qualquer tipo de acidente”, relata o gerente.
Após serem eleitos, os servidores passam pelo treinamento com duração de 40 horas. A oficina é ministrada por uma equipe multiprofissional, como técnicos de segurança do trabalho, enfermeiros e psicólogos. Todos levando conhecimento com base nas normas regulamentadoras.
ORGULHO
O curso, que começou na segunda (23), se estende até o próximo dia 27
Erika Karla foi uma das eleitas para compor a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalhador do Caps AD. Servidora há mais de 15 anos, essa é a primeira vez que ela participa da Cipa e narra o sentimento.
“Eu estou muito feliz em participar desse curso, porque ele é de extrema importância, não só pra mim, mas para todos os profissionais que atuam na unidade. Porque, através desse treinamento, quando a gente chegar lá no Caps, a gente vai implementar a Cipa e, assim, contribuir e minimizar esses riscos que temos durante a nossa jornada de trabalho”, disse Erika Karla.
Quem também fez questão de compartilhar o sentimento de participar do treinamento, foi a Stefane Simões, psicóloga há mais de 15 anos na rede pública de saúde do Município.
“Fazer parte da comissão é muito gratificante, pois vamos poder minimizar os riscos que os servidores têm nas unidades. Esse treinamento é de extrema importância, porque através dele, encontramos todos os caminhos de prevenção, pois tem uma equipe que está sendo preparada para verificar esses riscos”, relata a psicóloga.
Durante o treinamento, os servidores receberam apostilas com instruções e normativa. O curso que iniciou na última segunda-feira (23), seguirá até a próxima sexta-feira (27).
Após passarem pela capacitação, os servidores qualificados ficarão no mandato da Cipa por um ano, ou seja, até novembro de 2024.