30.5 C
Brasil
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
HomeCAPITALAssembleia inicia programação dos 40 anos do Poder Legislativo nesta segunda-feira (20)

Assembleia inicia programação dos 40 anos do Poder Legislativo nesta segunda-feira (20)

Date:

Related stories

Fluminense recebe LDU em busca do título da Recopa Sul-Americana

Tricolor precisa de vitória em jogo transmitido pela Rádio...

Apostador de Porto Velho ganha prêmio milionário na Lotofácil

Sorteio especial final zero rende R$ 1.693.216,49 ao vencedor...

Último dia para pagamento do IPTU com 10% de desconto

Pagamentos em parcela única feitos até às 20h desta...
spot_imgspot_img

Solenidade de abertura ocorrerá no Plenário Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos

Porto Velho, RO – A Assembleia Legislativa (Alero) inicia nesta segunda-feira (20), a partir das 8 horas, uma semana de comemoração em alusão aos 40 anos de promulgação da Constituição do Estado de Rondônia no Plenário Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos. A programação do evento que celebra o Poder Legislativo se estenderá até domingo (26).

Com o tema “Somos parte dessa história. Somos todos rondonienses”, a Assembleia Legislativa busca relembrar os fatos, as personalidades e as ações desempenhadas ao longo das quatro décadas de instalação do Poder Legislativo em Rondônia.

A primeira Constituição de Rondônia foi promulgada no dia 6 de agosto de 1983. A partir desta data, ocorreu a efetiva implantação do Poder Legislativo, extinguindo-se a Assembleia Constituinte, formada para definir os rumos do Estado através de sua Constituição e que, atualmente, contribuiu com a apresentação de mais de 500 mil projetos ao longo da história.

A solenidade será iniciada, às 8h, com culto ecumênico aos presentes no Plenário Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos. Em seguida, o presidente da Alero, deputado Marcelo Cruz (Patriota), conduzirá sessão solene comemorativa aos 40 anos da Constituição Estadual, que contará com a execução do hino “Céus de Rondônia”, com a primeira apresentação oficial do coral “Vozes do Legislativo”, contando com participação especial da banda da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO).

Dando sequência na programação, a Assembleia promove, em conjunto com os Correios, a obliteração do selo comemorativo dos 40 anos, dando continuidade às homenagens ao Poder Legislativo. Ao final do primeiro dia será realizado o ato de fechamento da cápsula do tempo, recipiente projetado para armazenar textos por meio do projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo, em parceria com faculdades e escolas de ensino fundamental e médio de Porto Velho, a qual poderá ser aberta somente no ano de 2063.

Para o deputado Marcelo Cruz, a comemoração dos 40 anos da Constituição Estadual é um marco na história de Rondônia. “Teremos uma vasta programação de conhecimento e muita história com personalidades que vivenciaram a construção do nosso Estado. Tenho certeza que, cada um dos presentes, vão se encantar com tudo que foi planejado por nossa equipe de trabalho e será apresentado ao longo dessa semana na Assembleia. Queremos contar com a participação da nossa população e vamos recepcionar a todos de braços abertos”, frisou o parlamentar.

Programação

Após as atividades na segunda-feira (20), a programação segue durante a semana em comemoração aos 40 anos da Constituição Estadual.

No dia 21 de novembro (terça-feira), às 8h, será realizada sessão solene de homenagens aos decanos das Câmaras Municipais no auditório da Assembleia. Já, às 12h, será inaugurada a Sala dos Vereadores na Casa de Leis.

No dia 22 de novembro (quarta-feira) a Assembleia receberá alunos de nível médio da rede estadual em uma visita assistida, onde os estudantes terão a oportunidade de conhecer o ambiente de trabalho da Casa de Leis.

No dia 23 de novembro (quinta-feira), às 8h, será realizada uma sessão solene com entrega de votos de louvor as personalidades que marcaram a história do Estado de Rondônia no Plenário da Assembleia. Em seguida, será feita a entrega de votos de louvor à Comissão da Jovem Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO).

No dia 24 de novembro (sexta-feira), às 8h, será a vez dos acadêmicos da Fimca e da Universidade Federal de Rondônia (Unir) realizarem uma visita assistida na Assembleia. Às 9h, o secretário legislativo da Casa de Leis, Carlos Alberto Manvailler, ministrará palestra com o tema “Assembleia Legislativa e sua função social”. E, às 10h, será iniciada a apresentação da peça teatral que contará a história da Assembleia, destacando sua trajetória e simbolizando os 40 anos da Constituição em Rondônia, no auditório Amizael Gomes da Silva.

Já no domingo (26), a programação será encerrada com a Corrida da Democracia, que iniciará, às 7h, em frente às escadarias do prédio da Alero.

Texto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler