22.8 C
Brasil
domingo, março 3, 2024
HomeGERALGovernador Marcos Rocha destaca o reconhecimento nacional do Cacau de Rondônia com...

Governador Marcos Rocha destaca o reconhecimento nacional do Cacau de Rondônia com indicação geográfica

Date:

Related stories

FGTS digital começa hoje; veja como vai funcionar

Os empregadores poderão fazer uso de uma plataforma com...

Fluminense conquista título da Recopa Sul-Americana sobre a LDU

Jhon Arias marcou duas vezes para garantir o troféu...

PF retira invasores da Terra Indígena Pacaás Novas em Rondônia

Um dos invasores foi preso em cumprimento a um...

Corregedoria-Geral do MPRO prestigia posse da nova composição do CNCGMPEU

Evento é realizado em Manaus (AM) Porto Velho, RO - A...
spot_imgspot_img

O governador enfatiza a importância a certificação do cacau rondoniense

Porto Velho, RO – O cacau de Rondônia faz parte do registro de Indicação Geográfica, instituído pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O governador Marcos Rocha destaca que a conquista atesta a procedência e qualidade do produto e coloca o Estado definitivamente na rota dos maiores produtores agrícolas do Brasil, reforçando que o registro de reconhecimento fortalece as ações voltadas para o agronegócio rondoniense.

Conhecido cientificamente pela nomenclatura de Theobroma Cacao, o cacau de Rondônia cumpriu todas as exigências requeridas pelo órgão de registro de marcas e indicação geográfica do Ministério do Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Rondônia é o terceiro maior produtor de cacau do país, atrás somente do Pará e da Bahia e conta com um parque cacaueiro de mais de oito mil hectares plantados e uma produtividade média de 748 kg/ha, em uma atividade que envolve cerca de 4,5 mil agricultores familiares.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza a importância a certificação do cacau rondoniense e garante que as políticas públicas estão sendo fortalecidas junto aos agricultores em sua gestão, para garantir o desenvolvimento da cadeia produtiva, melhorando em qualidade as amêndoas.

“O reconhecimento agrega valor aos nossos produtos. Toda a cadeia, desde o pequeno produtor ao comércio local, ganha com essa conquista. Com mais um selo, certificando os produtos da nossa região, temos certeza que estamos elevando Rondônia à categoria de melhor Estado com aptidão reconhecida para o desenvolvimento da agricultura no país”, destacou.

AÇÕES

O registro atribuído ao cacau é reflexo das ações desenvolvidas pelo Governo de Rondônia. O governador Marcos Rocha pontua medidas importantes desenvolvidas para o setor, como os Concursos de Qualidade do Cacau; distribuições de mudas por meio do programa “Plante Mais”; assistência técnica e promoção de dias de campo.

O projeto “Plante Mais” distribui mudas de clones de cacau mais produtivas e resistentes as pragas comuns à lavoura. A introdução dessa técnica triplicou a produtividade e incentivou a participação dos produtores nos concursos estaduais e nacionais.

O governador Marcos Rocha parabeniza os cacauicultores do Estado e reforça que o Governo de Rondônia continuará estimulando, promovendo e incentivando a produção de cacau no Estado.

Fonte: da Assessoria

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler