31.9 C
Brazil
Friday, May 24, 2024
HomeCAPITALIFRO Calama de Porto velho fica com o 1° Lugar no Solve...

IFRO Calama de Porto velho fica com o 1° Lugar no Solve For Tomorrow 2023

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

Equipe de Rondônia concorreu entre os 2.348 projetos inscritos de todos os estados brasileiros.

Imagem de Capa

Foto: Reprodução/Youtube

PUBLICIDADE

O projeto “NanoFotoCream: antioxidante, fotoprotetor com ação repelente”, desenvolvido por estudantes do primeiro ano de Química, do Instituto Federal de Rondônia (IFRO Campus Calama – Porto Velho-RO), é o grande vencedor do Solve for Tomorrow – uma iniciativa global de Cidadania Corporativa da Samsung, sendo o principal programa da empresa na América Latina.

O resultado final da competição nacional foi anunciado na manhã desta terça-feira (28), durante a última etapa, realizada em São Paulo (SP), confirmando o 1° lugar para o projeto rondoniense, que disputou entre os 2.348 projetos inscritos por escolas públicas de todos os estados do país

Nessa fase final, foram selecionados dez projetos, sendo: seis do Norteste, um do Norte, dois do Sudeste e um do Sul.

Equipe do Ifro Porto Velho marcou presença no evento (Foto: Reprodução)

PROJETO VENCEDOR

O NanoFotoCream é um creme multifuncional à base de extrato de crajiru e óleo de breu capaz de proteger a pele dos raios solares, prevenir doenças como o câncer de pele, o envelhecimento precoce causado pelos radicais livres e que também age como repelente contra insetos vetores de doenças tropicais. Para chegar à fórmula, os pesquisadores partiram dos saberes populares de populações tradicionais e indígenas da Amazônia.

O projeto teve orientação das professoras Minelly Azevedo da Silva e Márcia Bay, e foi desenvolvido pelas estudantes do 1° ano de Química (IFRO-RO): Laís Oliveira Tavares, Ana Vitória Ximenes de Oliveira Costa, Miriam Gabrielle Guimarães Gonçalves, e Débora Ripardo Gomes Rodrigues.

Além do 1° lugar para o projeto NanoFotoCream (IFRO-Porto Velho-RO); foram premiados: em 2° lugar, o projeto Produção de biogás e biofertilizante: alternativa sustentável na comunidade (Centro de Ensino Sabino Barros/Jacare z Penalva – MA); e, em 3° lugar o projeto Produção de Combustível Sólido de Alto Rendimento com Cascas de Coco e Serragem (Centro de Ensino Casemiro de Abreu – Tutóia – MA).

Na categoria Voto Popular, foram escolhidos através de votação pela internet os projetos: SPP Sustentável: reciclando no Potengi (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN – IFRN – Campus São Paulo do Potengi

São Paulo do Potengi – RN); e, Biofábrica sustentável: produção de bioinsumos agrícolas – (IFES – Campus Vila Velha

Vila Velha – ES)

A categoria Menção Honrosa foi dada para o projeto Silêncio consciente: alunos autistas e os ruídos em sala de aula (E.E. Ângelo Scarabucci – Franca – SP).

10° EDIÇÃO

Em 2023, o Solve for Tomorrow Brasil comemora dez anos. A iniciativa tem sido uma ferramenta de estímulo à ciência e à pesquisa para alunos e professores do ensino público em todos os estados do país.

Nesta edição, além da participação de estudantes de todos os estados, houve aumento de 28,4% de projetos inscritos, 50,92% a mais de alunos envolvidos, e mais 20,83% de escolas participantes.

Para Anna Karina Pinto – diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil – a iniciativa proporciona o uso da tecnologia em favor da sociedade, olhando caso a caso, o que é relevante para cada comunidade. “A visibilidade dos projetos ajudam as escolas na busca de novas fontes de recursos para investimentos em melhorias, além da busca de soluções para os problemas locais”, afirmou.

Dentre outros resultados foram destacados nas práticas: aumento da produtividade científica estimulando os estudantes às pesquisas; o crescimento da auto-estima de estudantes da rede pública; e, reascendeu a oportunidade para os jovens aplicarem os conhecimentos adquiridos em salas de aulas.

As inscrições são feitas pelos professores que tem a responsabilidade de orientar o grupo de estudantes envolvidos nos respectivos projetos.

O programa possui três níveis de resolução de problemas: Reformulação, Ideação e Realização. No primeiro nível, de Reformulação, é fundamental identificar de maneira clara qual problema será trabalhado. No nível de Ideação, as equipes precisam identificar os recursos (intelectuais e materiais) para ajustar e desenvolver ainda mais suas propostas. Por fim, na Realização, a proposta vai amadurecendo por meio de um processo constante de tentativa e ajustes.

Em todas as fases, os estudantes tem a orientação de professores da instituição de ensino que pertecem, e, pelo Solve for Tomorrow recebem mentoria especializada para o direcionamento do prpjeto durante todas as fases.

De acordo com Letícia Araújo – coordenadora do programa Solve for Tomorrow – todos os projetos inscritos passam por checagem de originalidade através de rigorosa verificação. Disse ainda que, “o programa aproxima a escola dos problemas da comunidade e estimula os estudantes a prosseguirem nos estudos”.

A premiação aos grupos acontece nas fases conclusivas de semifinalistas e finalistas. Os estudantes pesquisadores, os professores orientadores e as instituições de ensino recebem aparelhos tecnológicos da Samsung.

Solano Ferreira – SGC

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler