32.9 C
Brazil
Tuesday, October 22, 2024
HomeBRASILBanco Central eleva a 3% previsão de crescimento do PIB de 2023,...

Banco Central eleva a 3% previsão de crescimento do PIB de 2023, mas reduz projeção para 2024

Date:

Related stories

spot_imgspot_img

Banco Central revisa estimativas para crescimento do PIB brasileiro em 2023 e 2024, com aumento na agropecuária e serviços, e redução na indústria.

Adriano Machado/ReutersHomem passa em frente ao prédio do Banco Central em Brasília

Banco Central estima crescimento do PIB em 3% para este ano

Banco Central divulgou nesta quinta-feira, 21, as projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023 e 2024. O Relatório de Inflação disponibilizado pelo BC estima o crescimento de 3% para este ano, enquanto que para 2024 a projeção é de 1,7%. O BC mudou jogou a projeção de 2023 para cima por conta das estimativas otimistas para os setores de agropecuária e de serviços, que compensaram parcialmente a queda na previsão para a indústria. A estimativa de crescimento da agropecuária foi alterada de 13,0% para 15,5%, enquanto a projeção para o setor de serviços passou de 2,1% para 2,5%. Segundo o BC, a desaceleração do setor de serviços no terceiro trimestre foi menor do que o esperado, impulsionada por surpresas positivas nas áreas de intermediação financeira, serviços relacionados, atividades imobiliárias e aluguel. Essas atividades apresentaram crescimento igual ou superior a 1% no trimestre. Além disso, a revisão nas séries históricas elevou a variação interanual de serviços na primeira metade do ano, contribuindo para a alta na previsão de crescimento anual do setor terciário.

Por outro lado, a revisão da série histórica teve um efeito negativo na previsão de crescimento da indústria, resultando em uma redução de 0,4 ponto percentual na variação interanual do primeiro semestre. O desempenho da indústria extrativa foi pior do que o previsto, devido ao recuo na produção de minério de ferro e outros minerais, enquanto a construção apresentou uma queda acentuada em relação à previsão de estabilidade. Com isso, a previsão de crescimento do setor secundário foi revisada de 2,0% para 1,3%. Em relação aos componentes domésticos da demanda agregada, a estimativa para a variação da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) foi reduzida de -2,2% para -3,4%, enquanto a do consumo do governo passou de 1,8% para 1,3%. Já a previsão para o crescimento do consumo das famílias foi revisada para cima, de 2,8% para 3,5%. No que diz respeito ao comércio exterior, o Banco Central estima que as exportações devem variar 8,8% em 2023, enquanto as importações devem apresentar uma variação de -1,1%. Essas projeções representam uma revisão em relação às estimativas anteriores, refletindo mudanças nas séries históricas, surpresas no terceiro trimestre e os dados de comércio exterior até novembro.

Em resumo, as projeções do Banco Central indicam que a demanda interna e o setor externo devem contribuir, respectivamente, com 1,1 ponto percentual e 1,9 ponto percentual para o crescimento do PIB em 2023. Para 2024, a projeção de crescimento do PIB foi reduzida para 1,7%, mas o Banco Central ressalta que essa revisão não indica alterações significativas na expectativa para o ritmo de crescimento da atividade econômica ao longo do ano. A ligeira revisão para baixo na projeção de crescimento do PIB em 2024 reflete principalmente as estimativas mais baixas para a agropecuária e para a indústria, e uma leve alta na previsão para o setor de serviços.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler