28.2 C
Brazil
Friday, April 12, 2024
HomeGERALRondônia se destaca com um dos menores índices de vulnerabilidade social do...

Rondônia se destaca com um dos menores índices de vulnerabilidade social do Brasil

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

O Prato Fácil está entre os principais programas e projetos sociais do Governo de Rondônia que ajudam a reduzir o índice de vulnerabilidade social

Porto Velho, RO – O Estado de Rondônia vem se destacando no Brasil quando o assunto é a redução da vulnerabilidade social, atingindo o menor índice da Região Norte e um dos menores do país. É o resultado das políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). Entre os principais programas e projetos estão: Mamãe Cheguei, Prato Fácil, Mulher Protegida e Rondônia Cidadã.

ÍNDICE

De acordo com os últimos dados do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) divulgados pelo Instituto de Política econômica aplicada (IPEA), Rondônia apresenta um índice de apenas 0,189, sendo o menor da região Norte e um dos menores do país, em igualdade com o Estado do Paraná, que atingiu o índice de 0,182.

O IVS é uma ferramenta que mede a vulnerabilidade social dos Estados brasileiros, levando em consideração diversos indicadores socioeconômicos, como renda, educação, saúde, habitação e trabalho. Quanto menor o índice, menor é a vulnerabilidade social da região.

O novo restaurante popular do Projeto Prato Fácil atende famílias em vulnerabilidade social da zona Leste de Porto Velho
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o estado tem investido nesses programas e projetos que visam a inclusão social e a geração de empregos. “Acabamos de inaugurar o Restaurante Popular “Prato Fácil”, por exemplo, e o fato de estarmos em pé de igualdade com o Paraná, um estado do Sul do país conhecido por sua boa qualidade de vida, é um indicativo de que Rondônia está no caminho certo”, destacou.

De acordo com a secretária da Seas, Luana Rocha, os resultados obtidos por Rondônia são motivos de comemoração, pois demonstram um avanço significativo na melhoria das condições de vida da população. “Esse desempenho é fruto de políticas públicas eficientes e do comprometimento do governo de Rondônia e da Seas em promover o desenvolvimento social e econômico da população”, ressaltou.

Ainda segundo a secretária da Seas, essa conquista reflete o compromisso do Governo e da sociedade em promover um ambiente favorável ao desenvolvimento humano e social, mas é necessário continuar investindo em políticas públicas que promovam a inclusão e reduzam as disparidades socioeconômicas.

PRATO FÁCIL

O programa Prato Fácil disponibiliza refeições pelo preço de R$ 2 em restaurantes credenciados no Estado. A rede conta com 38 restaurantes credenciados. Mais de 2 milhões de refeições já foram servidas desde o início do programa em todo Estado.

MAMAE CHEGUEI

Incentivo ao pré-natal e entrega de kits enxoval fazem parte dos cuidados que o governo estadual oferece desde a gravidez
Com mais de 13 mil kits enxovais distribuídos em quatro anos de funcionamento, o Programa Estadual Mamãe Cheguei, tem como objetivo fortalecer o vínculo familiar e reduzir a mortalidade materno-infantil no Estado.

As mulheres grávidas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) recebem atendimento das equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), onde são orientadas sobre a importância da primeira infância e dos vínculos afetivos, bem como a realização do pré-natal na rede pública de saúde, um dos pré-requisitos para receberem um kit enxoval, contendo 21 itens necessários aos recém-nascidos.

MULHER PROTEGIDA

O Programa Mulher Protegida visa prestar assistência a mulher vítima de violência doméstica e familiar, especialmente a que se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Desde a criação até o momento: 2.174 mulheres foram beneficiadas nos 52 municípios.

RONDÔNIA CIDADÃ

O Programa Rondônia Cidadã leva cidadania a sociedade hipossuficiente dos Municípios e Distritos de Rondônia. Em 2023 foram realizadas 26 ações em 24 municípios e 02 distritos com 34.631 atendimentos. São ofertados diversos serviços como: Emissão de 1ª e 2ª via de RG, Carteira de Trabalho Digital, Passe Livre estadual e federal, Regularização e emissão de CAD Único, 2ª via de CPF, Solicitação de 2ª via de Certidão de nascimento/casamento, Assistência Jurídica, serviços na área da saúde, como clínico geral, nutricionista, fonoaudiólogo, dermatologista, entre outros.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler