25.8 C
Brazil
Wednesday, April 24, 2024
HomeGERALGoverno de Rondônia realiza recadastramento para instalação de energia solar em Reserva...

Governo de Rondônia realiza recadastramento para instalação de energia solar em Reserva Extrativista

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

O recadastramento é realizado mediante parceria entre o Governo, com apoio logístico à ação e a concessionária de energia

Porto Velho, RO – Buscando promover a melhora na qualidade de vida e garantia de serviços essenciais, por meio do acesso à energia fotovoltaica, produzida a partir da luz solar, dentro das comunidades tradicionais, o Governo de Rondônia realizou de 3 a 12 de fevereiro, o recadastramento de famílias que residem na Reserva Extrativista Rio Pacaás Novos, no município de Guajará-Mirim.

O levantamento foi realizado por técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), visando ações de desenvolvimento sustentável voltadas ao aumento da renda familiar e pelo uso dos recursos naturais da região.

Conforme a Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC), o recadastramento é realizado mediante parceria entre o Governo do Estado, com apoio logístico à ação, e a concessionária de energia que atua em Rondônia.

Para o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, as famílias beneficiadas serão atendidas pelo Programa Mais Luz Para Amazônia (MLPA), criado para promover o acesso à energia elétrica às comunidades localizadas nos estados da Amazônia Legal, com o Sistema SIGFI 80, sendo ele um conjunto individual de geração de energia elétrica com fonte intermitente, conhecido popularmente como energia solar, um modo versátil, podendo ser utilizado em locais isolados. “O material utilizado é de alta qualidade e especialmente desenhado para suportar as condições do local de instalação, ou seja, resistente ao sol, chuva, calor, frio e ao vento”, frisou.

O material utilizado é de alta qualidade e especialmente desenhado para suportar as condições do local de instalação
O governador Marcos Rocha destacou que, o acesso à energia elétrica é essencial para o desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais. “O fornecimento de energia elétrica em comunidades tradicionais, além de melhorar as condições de vida, fortalece a autonomia local, permitindo o desenvolvimento de soluções adaptadas às necessidades específicas dessas comunidades”, evidenciou.

Morador da Resex Rio Pacaás Novos há 52 anos, Vanderlei dos Santos Pereira ressaltou que, o Projeto é muito importante para os moradores da reserva, já que vai eliminar os custos com o combustível necessário para abastecer o motor, que gera energia apenas no período noturno. “Com a instalação do kit de energia solar, os moradores passam a contar com o benefício da energia 24 horas, garantindo assim, melhores condições de sobrevivência na localidade. Só temos a agradecer ao Governo de Rondônia pelo apoio e a todos os órgãos que se empenharam na implantação do projeto”, concluiu.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler