15.8 C
Brazil
Friday, July 19, 2024
HomeGERALSeas destaca ações de prevenção e combate à violência contra a mulher...

Seas destaca ações de prevenção e combate à violência contra a mulher durante lançamento da Operação Átria, em Rondônia

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

No lançamento da operação, foi destacado que o Governo do Estado tem trabalhado no enfrentamento da violência contra a mulher


Seas destaca ações de prevenção e combate à violência contra a mulher durante lançamento da Operação Átria, em Rondônia

Por Veronilda Lima
Publicada em 05/03/2024 às 15h30

As ações do Governo de Rondônia, voltadas à proteção e combate à violência contra a mulher foram destacadas da terça-feira (5), durante o lançamento da Operação Átria, realizada no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar (PMRO), em Porto Velho. A Operação, que tem por objetivo prevenir crimes de violência, acontece no mês de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente, no dia 8. Na ocasião também foi anunciada a proposta de criação de um batalhão específico para a Patrulha Maria da Penha.

A secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social, Luana Rocha, ao participar do evento, destacou a importância da mulher na sociedade e afirmou que o Governo do Estado tem trabalhado de modo a unir esforços em todas as esferas no enfrentamento à violência contra a mulher, com programas e ações que promovem a garantia dos direitos das mulheres, para que se sintam seguras, protegidas e com autonomia. A secretária citou que na maioria dos programas ofertados pelo Governo, com ações da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), pontuando como exemplos; os programas Mamãe Cheguei; Mulher Protegida; Prato Fácil; Vencer, entre outros, em que as mulheres são o maior público assistido.

“O fortalecimento da rede de assistência e proteção às vítimas de violência tem sido uma busca constante nossa, como gestores, no sentido de garantir melhor qualidade de vida às pessoas e famílias, começando pelo próprio lar, e por isso, foi criado o Programa Mulher Protegida, destinado às mulheres e meninas vítimas de violência doméstica e familiar, com medida protetiva de urgência vigente, em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, destacou Luana Rocha, reforçando que o público-alvo do Programa são as residentes e domiciliadas em Rondônia, inseridas no Sistema do Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar de até três salários mínimos.

Criado em novembro de 2021, o Programa garante às mulheres cadastradas auxílio financeiro no valor de R$ 600 pelo período de 12 meses; assistência e acompanhamento psicossocial pela Equipe Técnica de Referência do município; e cursos de capacitação ou aperfeiçoamento profissional. Pelo menos 2.238 mulheres já foram contempladas com o auxílio Mulher Protegida, desde sua criação.

AÇÃO NACIONAL

A Operação Átria, que faz referência à principal estrela da constelação denominada Triângulo Austral, e que remete à posição da mulher na estrutura familiar, consiste em uma ação nacional, coordenada pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres do Ministério das Mulheres (Senev/MM) e o Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica ( Cocevid), que recebeu a adesão do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec), com a integração das forças de segurança, para atuação coordenada em âmbito estadual, aperfeiçoando a atuação estatal no cumprimento de prisões, apreensões, expedição de medidas protetivas de urgência e ações educativas de prevenção.

Ainda se tratando da Operação, a Seas, em parceria com a Sesdec, realizará por meio do Programa Rondônia Cidadã outras ações voltadas ao combate à violência contra a mulher.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler