Na quarta-feira (13/3) o Porto Velho entra em campo contra Ypiranga-RS para tentar garantir uma vaga inédita na terceira da Copa do Brasil
FONTE: Ge.globo.com
O Porto Velho é o sexto clube de Rondônia a passar de fase na Copa do Brasil. O clube pode buscar o feito inédito de alcançar a terceira fase da competição. Os outro cinco clubes anteriores não conseguiram alcançar esse feito.
Em 1994, o Ariquemes passou na primeira fase pelo Independência-AC. No jogo de ida, foi derrotado por 1 a 0, mas no jogo de volta venceu por 2 a 0 garantido sua classificação. Na segunda fase o Ariquemes enfrentou o Vitória-BA, porém na conseguiu o mesmo êxito e foi eliminado com duas derrotas (2 a 0 e 0 a 3).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
javascript:”<html><body style=’background:transparent;’></body></html>”
Em 2000, o Ji-Paraná venceu o Vasco-AC nos dois jogos por 2 a 1 e garantiu a classificação. Na segunda fase enfrentou o Bahia-BA , no primeiro jogo venceu por 1 a 0, em casa. Porém na Fonte Nova foi goleado pelo time baiano por 5 a 0.
Em 2003, o CFA enfrentou o Rio Branco-AC, venceu o primeiro jogo por 3 a 0 e perdeu o segundo jogo por 2 a 0, porém no agregado o placar ficou 3 a 2 e o clube rondoniense conseguiu avançar para a segunda fase. Na fase seguinte, enfrentou o Bahia-BA. O time empatou o primeiro jogo em 3 a 3. No segundo jogo, o o Bahia fez 4 a 1 e eliminou os rondonienses.
Em 2007, a Ubra conseguiu o a classificação para a segunda fase vencendo os dois jogos contra o Santa Cruz-PE ( 2 a 0 e 2 a 1). Na sengunda fase pegou o Coritiba-PR empatou em 2 a 2 no primeiro jogo e no segundo perdeu por 1 a 0 e acabou eliminado.
Em 2016, foi a vez do Genus. Na primeira fase enfretou ASA-AL venceu o jogo de ida por 2 a 0. No jogo de volta foram derrotados pelo ASA-AL por 2 a 1, mas no placar agregado ficou 3 a 2 garantindo a classifiçao do clube rondoniense para a fase seguinte. Na segunda fase foi derrotado pela Ponte Preta-SP (0 a 1 e 0 a 3 ).
Histórico contra gaúchos
O Ypiranga-RS é o quarto clube do sul que clubes rondonienses enfrentam. Em 2022, o próprio Porto Velho enfrentou o Juventude (RS) e perdeu na capital rondoniense por 2 a 1 em partida da fase inicial.
Em 1992 e 1993, Grêmio e Internacional enfrentaram respectivamente o Ji-Paraná. O Inter venceu por 9 a 1 e 6 a 0. O tricolor gaúcho venceu por 4 a 1 e 4 a 0.