29.6 C
Brazil
Friday, April 12, 2024
HomeGERALCristiane Lopes protocola emenda à MP do Programa Mais Médicos para ampliar...

Cristiane Lopes protocola emenda à MP do Programa Mais Médicos para ampliar atendimento

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

Além de levar médicos para regiões de escassez e ausência desses profissionais, prevê a reorganização da oferta de novas vagas de graduação e residência médica, para qualificar a formação desses profissionais.

Com intuito de contribuir no aperfeiçoamento da saúde e reforçar a presença de profissionais em regiões desassistidas de serviços de atenção básica de saúde, a deputada federal Cristiane Lopes protocolou uma emenda à medida provisória nº 1165, de 20 de março de 2023, do Programa Mais Médicos, para que seja priorizado o atendimento hospitalar ou a contratação dos mesmos nas regiões de maior carência destes profissionais pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A desigualdade social leva a diferentes situações de vulnerabilidade, influenciando no acesso aos serviços de saúde e no processo de adoecimento e mortes. Infelizmente, ainda vivemos em um país muito desigual e poucas pessoas têm acesso a um plano de saúde.  Boa parte dos brasileiros depende do SUS.

Cristiane ressaltou que a saúde não pode esperar, deve ser prioridade. “Com 1,8 milhão de habitantes, Rondônia, tem hoje 2.744 médicos, o que dá uma razão de 1,52 profissionais por mil habitantes. Precisamos atender também os distritos, comunidades ribeirinhas, Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), comunidades quilombolas e municípios que possuem menor número de médicos por habitantes”, ponderou.

Sendo assim, mais rondonienses terão acesso garantido à saúde porque, além de ampliar o acesso, o Programa Mais Médico melhora a qualidade e torna o atendimento mais humano, com médicos conectados aos pacientes e às comunidades. Precisa-se de critérios bem definidos, porque temos um vazio de especialistas, principalmente na região Norte do Brasil. Faltam recursos e estruturas que permitam que os profissionais fiquem e atuem nas áreas remotas de regiões indígenas, quilombolas e comunidades ribeirinhas.

É notória a precariedade do SUS, bem como insuficiente o fornecimento gratuito de medicação, superlotação, falta de médicos, tudo isso tem negado o direito à saúde ao cidadão. A saúde pública em todo Brasil precisa acompanhar o crescimento das necessidades da população e a contratação desses novos profissionais traz esperança para milhares de brasileiros que dependem exclusivamente do atendimento do SUS. E é claro, gera novas oportunidades de empregos.

“A sociedade necessita de cada vez mais médicos, bem como políticas públicas inteligentes para distribuição correta desses profissionais em todo o Brasil. O programa vem em boa hora levando assistência aos locais mais isolados do estado”, destacou Cristiane.

O objetivo principal da assistência médica é a segurança no atendimento e sua igualdade prevista pelo exercício ético e digno da medicina para toda a população. E os resultados alcançados pelo programa, bem como sua aprovação pela população usuária do SUS, já comprovam o sucesso dessa iniciativa.

Cristiane Lopes ressalta que a contratação desses médicos é importante para ajudar suprir as demandas de todas as localidades, inclusive as mais distantes: regiões ribeirinhas, distritos, áreas rurais, priorizando o bom atendimento à população. “A desigualdade no acesso à saúde precisa diminuir, não estou defendendo o suporte médico para ricos ou pobres, e sim o acesso aos médicos àqueles que não os têm”, finalizou

FONTE: NEWS RONDONIA

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler