28.2 C
Brazil
Friday, April 12, 2024
HomeBRASILLula precisa ajustar sua visão atual da política e promover uma reforma...

Lula precisa ajustar sua visão atual da política e promover uma reforma ministerial urgente

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

Para acomodar aliados, deverão ser negociadas as pastas da Educação para o União Brasil, da Agricultura para o MDB e da Saúde para o PP; até o PL deve ser contemplado, numa tentativa de rachar a legenda

Lula diz que não fará reforma ministerial, embora admita ajustes pontuais. Na prática, o presidente da República tenta minimizar a pressão do Congresso por mais espaço no governo. Tornou-se, porém, inevitável a troca de comando na articulação política e a abertura do Executivo para grandes partidos que hoje estão independentes. Como contei em Os Pingos nos Is ontem, a aprovação da ‘MP da Esplanada’ está longe de ser uma vitória do Planalto, mas concessão estratégica por parte do Legislativo. Arthur Lira não é trouxa de assumir o ônus da desestruturação do Executivo, muito menos de reduzir o espaço político que pretende ocupar com seus aliados na máquina pública. Na conversa entre Lula e Lira nesta semana, ficou acertada uma minirreforma ministerial.

No rearranjo interno do próprio PT, Alexandre Padilha deverá ser realocado no Ministério do Desenvolvimento Social, sendo substituído nas Relações Institucionais por José Múcio. A defesa passaria às mãos de Jaques Wagner, escolhido como relator da MP da Esplanada no Senado. O destino de Rui Costa permanece incerto, por enquanto. Para acomodar os aliados, deverão ser negociadas as pastas da Educação para o União Brasil, da Agricultura para o MDB e da Saúde  para o PP. Até o PL deve ser contemplado, numa tentativa de rachar a legenda — o governo identificou cerca de 35 deputados que topam compor a base do governo. Lula também sinalizou ao Republicanos, mas Marcos Pereira já disse publicamente que não tem interesse.

Para além da distribuição de emendas e oferta de cargos, Lira disse a Lula que, para destravar a engrenagem política, o presidente precisa governar com o Congresso, que já não aceitar ser apenas um carimbador de propostas do Planalto. Se o petista montou seu governo contemplando apenas aliados eleitorais, agora precisa pensar em garantir governabilidade. Parafraseando Dilma Rousseff, se o PT e seus aliados não cederem, ninguém vai ganhar nem perder, vai todo mundo perder.

FONTE: JOVEM PAN

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler