19.6 C
Brazil
Thursday, May 30, 2024
HomePOLÍTICADeputado Alan Queiroz realiza tratativas em Brasília para a implantação do curso...

Deputado Alan Queiroz realiza tratativas em Brasília para a implantação do curso de Medicina nos municípios de Ariquemes e Guajará-Mirim.

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

Nesta Terça-Feira (20), o parlamentar foi recebido pelo Coordenador Geral de Pesquisa e Inovação do MEC, Prof. Dr. Artur Moret (SESU), e pela Assessoria Ministerial do Ministro da Educação, Camilo Santana.

Alan Queiroz, deputado Estadual de Rondônia, está em Brasília nesta semana em busca de melhorias para o Estado de Rondônia. Entre as tratativas a serem discutidas em visita à capital do Brasil, está a implantação do curso de Medicina em dois municípios do Estado.

Nesta Terça-Feira (20), o parlamentar foi recebido pelo Coordenador Geral de Pesquisa e Inovação do MEC, Prof. Dr. Artur Moret (SESU), e pela Assessoria Ministerial do Ministro da Educação, Camilo Santana.

Na ocasião, Alan Queiroz solicitou que o MEC realizasse tratativas com a Universidade Federal de Rondônia para criar o curso de Medicina no campus de Ariquemes e Guajará-Mirim, uma vez que as Instituições de Ensino Superior nos municípios citados não oferecem vagas para o curso.

É importante ressaltar que, Ariquemes é o principal município da região do Vale do Jamari, e nas últimas décadas foi apontado como primeiro município rondoniense do interior com a maior arrecadação estadual, além de ser forte na Pecuária, na produção de Café, Cacau, Guaraná, Cereais e também de possuir o maior garimpo de Cassiterita a céu aberto do planeta: o garimpo Bom Futuro.

O município reúne inúmeras indústrias de diversos segmentos, gerando uma economia que é dividida para uma população que ultrapassa 104 mil habitantes. Ariquemes também já pode ser considerada uma cidade universitária de grande relevância na região do Vale do Jamari, por possuir várias universidades públicas e particulares. Porém, mesmo sendo um centro sub-regional com grande importância política, social, econômica e cultural, não possui vagas em Medicina nas Instituições de ensino superior local.

O deputado solicitou que sejam implantadas cem (100) vagas do curso de Medicina no município de Ariquemes.

Por outro lado, o município de Guajará-Mirim, localizado às margens do Rio Mamoré e na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, é o segundo maior município do Estado em extensão territorial, o oitavo em população e possui o título de “Cidade Verde”, outorgado pelo Instituto Ambiental Biosfera.

O parlamentar acredita que a implantação do curso de Medicina no município, deverá beneficiar centenas de estudantes, além de aquecer a economia local e dos municípios na região da Madeira Mamoré que estão localizados na fronteira entre Brasil e Bolívia.

Vale ressaltar que na cidade boliviana de Guayaramerín existe a Universidad Autónoma del Beni “José Ballivián” (UAB) – Estatal Federal, existem milhares de estudantes brasileiros cursando medicina, por sua vez, a universidade é pública somente para quem nasceu na Bolívia.

De acordo com Alan Queiroz, a população precisa de mais oportunidades e por isso solicitou ao Ministério da Educação a implantação do curso de medicina em Ariquemes e Guajará-Mirim como uma forma de colaborar para tornar esse curso mais acessível, já que em muitos casos é uma realidade distante.

Além disso, a implantação do curso de medicina nessas cidades também pode ter impactos positivos no desenvolvimento regional, como o estímulo à economia local, a criação de empregos e a melhoria dos serviços de saúde disponíveis para a população local.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler