21.4 C
Brazil
Friday, January 17, 2025
HomeMAIS POPULARA semana será decisiva para o Governo e para a economia do...

A semana será decisiva para o Governo e para a economia do país

Date:

Related stories

Cultura e oportunidade de negócios, festival Duelo na Fronteira movimenta economia regional

Guajará-Mirim e cidades vizinhas registraram um aumento expressivo no...

Inscrições de processo seletivo para atuar no ensino profissionalizante começa nesta segunda-feira, 18

Processo seletivo visa contratação temporária de profissionais para atuar...

Ambientes frescos e confortáveis: dicas para preparar a casa para o verão

Aprenda estratégias práticas para refrescar os ambientes, melhorar a...
spot_imgspot_img

Medidas consideradas prioridades podem ser votadas na Câmara de Deputados esta semana.

As votações de projetos que visam acelerar o crescimento econômico devem ser as principais pautas dessa semana, na política nacional. A Câmara dos Deputados pretende votar até a próxima sexta-feira (07), as medidas que são consideradas prioridade e aguardadas por todos os setores da economia. É esperado que haja ajustes que possam favorecer o crescimento de empresas para gerar mais empregos e facilitar a vida de investidores, que são sugados pelo sistema tributário atual.

Um dos projetos em pauta é a Reforma Tributária que prevê a unificação de impostos sobre o consumo, devendo substituir os atuais PIS/Confins, IPI, ICMS, ISS e IOF, colocando tudo num único imposto chamado de IVA, que terá abrangência nacional. Além de tornar essas alíquotas como únicas, a proposta inclui a criação de um cashback tributário que propõe devolver parte dos impostos pagos. 

Isso assemelha com a atual restituição do imposto de renda, porém seria voltado para empresas que recolhem mais do que é devido nas transações interestaduais. Caso seja aprovado, resolverá o problema da diferença de ICMS entre estados e o pagamento duplicado do mesmo tributos em movimentações de negócios.

Outro projeto que está na pauta é o que prevê o voto qualificado no CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), um órgão paritário, de composição dividida entre representantes da Fazenda Nacional e dos contribuintes, vinculado atualmente ao Ministério da Fazenda. Essa medida favorecerá ao governo quando não houve consenso nas decisões.

A votação do arcabouço fiscal também desperta o interesse coletivo porque envolve os limites dos gastos públicos. Apesar de envolver a governança pública, a iniciativa privada também é impactada, pois os limites dos gastos interferem na previsão de inflação. A votação que já passou pelo Senado e sofreu mudanças estipula regras para a inclusão dos fundos prioritários de recursos destinados para a educação.

Ainda será votado o projeto que recria o Programa de Aquisição de Alimentos que serve de incentivo para a agricultura familiar. Esse programa é importante para garantir a segurança alimentar das famílias brasileiras, considerando que 70% dos alimentos que chegam nas refeições vem de pequenos produtores. Isso incluir produtos básicos como o feijão, mandioca, arroz, milho, leite, batata e hortifrutigranjeiros. 

Os pequenos agricultores plantam para abastecer as famílias, mas o custo elevado e a falta de mão de obra tornam o negócio caro, e isso chega ao consumidor final. Com o programa de incentivo, o governo compra do produtor e isso dará equilíbrio ao preço com a garantia de preço mínimo. 

Todas essas medidas são fundamentais para o crescimento e fortalecimento econômico de diversos setores da economia nacional. É preciso acompanhar de perto para evitar que a carga tributária embutida se torne peso para a indústria e o comércio. Ainda, que, as medidas sejam aprovadas dentro do que favoreça a volta do desenvolvimento econômico regional diminuindo as diferenças e índices de desenvolvimento humano e empresarial nos estados e município. 

Se tudo for aprovado dentro de parâmetros de justiça será favorável para o governo e para a população em geral que sofre as consequências de um modelo econômico pesado e injusto para quem investe em produção e serviços, e para o consumidor final que acaba pagando a conta saturada.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

[tds_leads input_placeholder="Your email address" btn_horiz_align="content-horiz-center" pp_msg="SSd2ZSUyMHJlYWQlMjBhbmQlMjBhY2NlcHQlMjB0aGUlMjAlM0NhJTIwaHJlZiUzRCUyMiUyMyUyMiUzRVByaXZhY3klMjBQb2xpY3klM0MlMkZhJTNFLg==" pp_checkbox="yes" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLXRvcCI6IjMwIiwibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjQwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMTUiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMjUiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3NjgsImxhbmRzY2FwZSI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMjAiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sImxhbmRzY2FwZV9tYXhfd2lkdGgiOjExNDAsImxhbmRzY2FwZV9taW5fd2lkdGgiOjEwMTksInBob25lIjp7Im1hcmdpbi10b3AiOiIyMCIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicGhvbmVfbWF4X3dpZHRoIjo3Njd9" display="column" gap="eyJhbGwiOiIyMCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTAiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIxNSJ9" f_msg_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_input_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_btn_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_pp_font_family="downtown-serif-font_global" f_pp_font_size="eyJhbGwiOiIxNSIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_weight="700" f_btn_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_transform="uppercase" btn_text="Unlock All" btn_bg="#000000" btn_padd="eyJhbGwiOiIxOCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE0IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNCJ9" input_padd="eyJhbGwiOiIxNSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMCJ9" pp_check_color_a="#000000" f_pp_font_weight="600" pp_check_square="#000000" msg_composer="" pp_check_color="rgba(0,0,0,0.56)" msg_succ_radius="0" msg_err_radius="0" input_border="1" f_unsub_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_msg_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_size="eyJhbGwiOiIxNCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_weight="500" f_msg_font_weight="500" f_unsub_font_weight="500"]

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here