29.6 C
Brazil
Friday, April 12, 2024
HomeGERALPorto Velho busca soluções sustentáveis para lidar com resíduos e encerrar o...

Porto Velho busca soluções sustentáveis para lidar com resíduos e encerrar o lixão da Vila Princesa

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

Lei para grandes geradores e presença de ecoparque mostram esforços em direção à destinação correta de resíduos

Unidade Ecoparque em Nova Iguaçu-RJ

Porto Velho se destaca como a única cidade da região Norte do Brasil que possui um ecoparque, porém ainda convive com o desafio do lixão da Vila Princesa. Embora esteja em funcionamento, o lixão tem enfrentado mudanças com a implementação de uma nova lei voltada para os “grandes geradores” de resíduos. No entanto, a questão que permeia a mente desses geradores é como garantir a destinação adequada dos resíduos em uma região que serve como porta de entrada para a Floresta Amazônica e o Rio Madeira, e como preservar o solo, os rios e o ar.

Esse projeto complexo engloba certificações ambientais, tecnologias avançadas para a proteção do meio ambiente, valorização dos resíduos sólidos urbanos e promoção da economia circular, além de reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

Através da destinação ambientalmente correta, os resíduos passam por um processo de separação mecanizada, permitindo o reaproveitamento da matéria-prima com potencial para reciclagem. O material que não pode ser reutilizado é descartado em cápsulas protetoras, eliminando o risco de contaminação do solo e do lençol freático. Além disso, o gás metano produzido pelos resíduos é extraído e transformado em energia renovável. O ecoparque também gera créditos de carbono e utiliza processos eficientes de tratamento do chorume, transformando-o em água para reuso.

Enquanto a cidade avança em direção a soluções sustentáveis, a nova lei para grandes geradores é um passo importante para evitar o descarte irregular de resíduos, como ocorre no lixão da Vila Princesa. Essas medidas visam garantir uma destinação adequada dos resíduos, preservando o meio ambiente e contribuindo para uma cidade mais sustentável.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler