25.1 C
Brasil
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
HomeGERALPrograma de apoio ao abandono do tabagismo é desenvolvido em Porto Velho

Programa de apoio ao abandono do tabagismo é desenvolvido em Porto Velho

Date:

Related stories

Fluminense recebe LDU em busca do título da Recopa Sul-Americana

Tricolor precisa de vitória em jogo transmitido pela Rádio...

Apostador de Porto Velho ganha prêmio milionário na Lotofácil

Sorteio especial final zero rende R$ 1.693.216,49 ao vencedor...

Último dia para pagamento do IPTU com 10% de desconto

Pagamentos em parcela única feitos até às 20h desta...
spot_imgspot_img

Conscientizar e prevenir a população sobre os malefícios do uso do cigarro é um dos objetivos do grupo.

A dona de casa Raimunda Gomes é dependente do tabaco desde que tinha 13 anos de idade. A distância de casa e a saudade dos pais a aproximaram do cigarro, e desde então ela vem lidando com a vontade de se livrar do vício. Raimunda conta que já ficou dois meses sem fumar, mas que não tardou para recair. Atualmente, aos 46 anos, ela deseja se libertar do tabagismo de uma vez por todas.

“Me sinto muito mal, não durmo e não como direito. Meus filhos sempre pedem para eu parar com o cigarro, eles sentem muito medo de me perder, sem contar no desprezo das pessoas com a gente por conta do fedor de cigarro. Eu já cansei dessa vida e peço a Deus ajuda para sair desse ciclo vicioso, eu tenho fé que vou conseguir”, relata.

Fumante há mais de 30 anos e determinada a largar o vício, Raimunda procurou apoio no Programa de Controle do Tabagismo, serviço ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Departamento de Atenção Básica (DAB).

Na última sexta-feira (14), a dona de casa participou pela primeira vez da reunião de tratamento, controle e combate ao fumo, “Resolvi buscar ajuda, conheço pessoas que já fizeram o tratamento e pararam de fumar, tenho certeza que eu vou conseguir também. Antes de vir para reunião, joguei a carteira de cigarro fora, agora eu vou cuidar de mim, da minha saúde e bem-estar. Essa é a primeira vez que participo de um programa assim, vou iniciar meu tratamento e em nome de Jesus, vou voltar e contar meu relato de superação”, afirma.

A ação foi coordenada pela Unidade de Saúde da Família (USF) Agenor de Carvalho, que realiza mensalmente ações de combate ao tabagismo para os moradores dos bairros Lagoa, Lagoinha, Nova Porto Velho e Agenor de Carvalho.

Durante o encontro, a equipe de saúde realizou verificação de glicose e pressão arterial, acompanhamento do peso e altura, além de uma palestra educativa e dinâmica, onde os participantes puderam compartilhar e trocar experiências.

Equipe de saúde realiza verificação de glicose e pressão arterial, acompanhamento do peso e alturaEquipe de saúde realiza verificação de glicose e pressão arterial, acompanhamento do peso e altura

Auricélio Ferreira, gerente da USF Agenor de Carvalho, ressalta que esse tipo de atividade tem auxiliado efetivamente pessoas que desejam parar de fumar. “Os profissionais de saúde da nossa unidade têm trabalhado de forma estratégica para mudar a vida de muitos pacientes que chegam até nós procurando ajuda. E temos visto os resultados através do acompanhamento que é realizado. Sabemos que o tabaco pode levar à morte, nosso intuito é combater esta triste realidade por meio de atividades como esta”, afirma o gerente.

TABAGISMO

De acordo com o Ministério da Saúde, o tabagismo é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína.

O hábito de fumar pode trazer uma série de agravos à saúde, são mais de 50 doenças relacionadas ao consumo do tabaco, entre elas hipertensão, derrame cerebral e câncer de pulmão. Por isso, a rede municipal de saúde implantou desde julho de 2021 o tratamento ao tabagismo nas unidades básicas de saúde urbana e rural de Porto Velho.

Durante o atendimento, os profissionais de saúde realizam uma investigação sobre os hábitos rotineiros do indivíduo como alimentação, atividade física e frequência do uso do tabaco. Além disso, também são apresentadas informações sobre os riscos decorrentes do cigarro e estímulo ao autocontrole para que o indivíduo aprenda a escapar do ciclo da dependência.

Para receber o tratamento, os interessados podem procurar por atendimento em uma das unidades de saúde ou solicitar a inclusão no programa através de um agente comunitário de saúde. O serviço é disponibilizado gratuitamente, através do Programa de Controle do Tabagismo.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler