Serão instaladas 19 torres de sirenes de alerta e 273 placas sinalizadoras na ZAS.
Placas e sirenes instaladas em bairros da capital integram Plano de Ação de Emergência
Foto: Reprodução
Placas de comunicação e orientação estão sendo instaladas em 12 bairros da capital. A sinalização faz parte do plano de Ação de Emergência (PAE), que está sendo executado pela Santo Antônio Energia com parceria da Prefeitura de Porto Velho.PauseUnmute
Current Time 0:03
Duration 0:29
Loaded: 100.00%Fullscreen
Segundo o coordenador municipal de Proteção e de Defesa Civil (Compdec), Elias Ribeiro de Barros, a implantação dessas placas não sinaliza nenhum risco nas usinas.
“É importante esclarecer à população de que a implantação dessas medidas não quer dizer que as usinas estão em risco ou com algum problema. É uma medida preventiva, que atende a uma determinação legal. Quando se constrói um prédio ou um shopping, por exemplo, é preciso cumprir uma série de exigências legais de prevenção a incêndio e outros riscos. Isso não quer dizer que aquela estrutura está de alguma forma comprometida, mas sim se estabelece uma série de medidas preventivas, em caso de alguma necessidade”, esclareceu o coordenador municipal de Proteção e de Defesa Civil (Compdec), Elias Ribeiro de Barros.
Foram realizadas o cadastramento das famílias que residem em cerca de 12 bairros, o que totaliza aproximadamente 3.600 residências visitadas. Essa região é localizada no perímetro de 10 quilômetros abaixo da usina, na chamada Zona de Autossalvamento (ZAS).
“A segunda etapa é a colocação das placas de rotas de fuga, indicando o local para se direcionar, e as de ponto de encontro, que é um lugar seguro para se abrigar, em caso de necessidade. Essas placas são de comunicação e de orientação à comunidade. Há ainda a instalação de sirenes de alerta, que está sendo executada”, completou o gerente de Operação e Socorro, Anderson Luiz.
Serão instaladas 19 torres de sirenes de alerta e 273 placas sinalizadoras na ZAS. As placas terão indicações de rotas de fuga e pontos de encontro seguros. Cada uma terá um QR Code com informações e orientações de como proceder em caso de uma eventual emergência.