19.3 C
Brazil
Monday, May 27, 2024
HomeGERALDesenvolvimento da Faixa de Fronteira e Bioeconomia da Amazônia são debatidos durante...

Desenvolvimento da Faixa de Fronteira e Bioeconomia da Amazônia são debatidos durante seminário internacional, em Manaus

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

Seminário buscou identificar as problemáticas e soluções para as faixas de fronteira

Porto Velho, RO – O Governo de Rondônia esteve presente no Seminário Internacional “Desenvolve Amazônia: Fronteira e a Bioeconomia na Amazônia Legal”, que aconteceu nos dias 21 e 22 de março, em Manaus. O evento foi organizado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), com o objetivo de apresentar a Estratégia Nacional de Bioeconomia e Desenvolvimento Regional Sustentável (Programa BioRegio), como ferramenta de progresso e sustentabilidade para inovar a faixa de fronteira.

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), órgão que coordena o Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira do Estado do Rondônia (Neifro), participou da conferência sobre a Bioeconomia na região amazônica. A secretária da Sepog, Beatriz Basílio destacou a importância da participação do Estado no evento que buscou identificar as problemáticas e soluções para as faixas de fronteira.

“ Rondônia além da força do agronegócio, possui uma potência Bioeconômica que precisa ser valorizada através de políticas públicas direcionadas. Coordenamos a faixa de divisa dos 28 municípios fronteiriços, que também necessitam desse olhar do MIDR, com investimentos e ações, para beneficiar a população e fomentar a economia da região, muitas vezes povoadas por ribeirinhos, povos indígenas e quilombolas”. evidenciou.

Para o governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha, a implementação das políticas nas faixas de fronteira fortalece a governança. “Essas ações destacam a necessidade de considerar não apenas o desenvolvimento econômico, mas também, a inclusão social e o respeito aos direitos da população da região Amazônica”, disse.

Na oportunidade, foi ratificado ainda, o compromisso do MIDR e do Ministério do Desenvolvimento Comércio e Serviço (MDCI), com a pactuação de uma agenda de desenvolvimento regional, focada em ações conjuntas no segmento de Bioeconomia, e estratégia de rotas de integração nacional, com os nove Estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), bem como, a elaboração dos Planos Estaduais para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (PDFs). Na sequência, foi entregue o cheque simbólico no valor de R$5.436.414,15, provenientes do repasse de verba para implantação do projeto de pesquisa e inovação sociobioeconômico do Alto Solimões – Centro MAPATI.

PROGRAMAÇÃO

Ao longo do primeiro dia, foram realizados blocos de palestras sobre a faixa de fronteira, abordando a política externa brasileira para América do Sul, a Atuação dos Núcleos Estaduais de Fronteiras (NEFs) na faixa de divisa e seu planejamento estratégico. Foram apresentadas também, as prioridades para a integração dos países amazônicos, baseadas na declaração de cúpula da Amazônia, prosseguindo com debates e mesa redonda sobre a bioeconomia como alternativa de desenvolvimento sustentável para a Amazônia.

No último dia, foram explanados os planos de desenvolvimento e integração da Faixa de Fronteira e Papel dos NEFs, mesa redonda sobre a segurança e desenvolvimento na faixa de fronteira, a inovação em Bioeconomia para novos negócios na faixa de demarcação, finalizando com o debate sobre a Bioeconomia como eixo de integração regional transfronteiriço na Amazônia.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler