25.1 C
Brasil
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
HomeGERALCristiane Lopes defende pautas importantes para agentes comunitários de saúde e de...

Cristiane Lopes defende pautas importantes para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias

Date:

Related stories

Fluminense recebe LDU em busca do título da Recopa Sul-Americana

Tricolor precisa de vitória em jogo transmitido pela Rádio...

Apostador de Porto Velho ganha prêmio milionário na Lotofácil

Sorteio especial final zero rende R$ 1.693.216,49 ao vencedor...

Último dia para pagamento do IPTU com 10% de desconto

Pagamentos em parcela única feitos até às 20h desta...
spot_imgspot_img

O evento reuniu várias entidades públicas e governamentais ligadas ao tema, além do secretário de saúde estado de Rondônia

deputada federal Cristiane Lopes participou juntamente com o deputado estadual Alan Queiroz de um encontro realizado pela agente comunitária de saúde Vanda Mamedio, com a categoria profissional de agentes comunitários de saúde de todo o estado de Rondônia, em Ji-Paraná. Na ocasião, foram discutidas pautas de valorização que tramitam na Câmara Federal e o Projeto de Lei que garante a gratificação na Assembleia Legislativa de Rondônia.

Cristiane reconhece a importância dos agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE) na promoção da política pública de saúde nos municípios rondonienses e no papel de intermediário entre esses profissionais e a população. “A valorização desses profissionais deve ter atenção do Estado, razão pela qual entendo pertinente a presente propositura, como forma de contribuir para o desenvolvimento deles e uma sensível melhoria no serviço prestado”.

A realizadora do evento Vanda Mamedio, acredita que a união de todos os representantes públicos, federais, estaduais e municipais é fundamental para fortalecer as políticas de melhorias para a categoria. “Unidos somos mais fortes e nesse encontro tinha várias pautas, entre elas o carro chefe, que seria a contrapartida estadual para ser pago para os agentes comunitários de saúde e controle de endemias de Rondônia”.

Durante a reunião, o deputado estadual Alan Queiroz, agradeceu a parceria com Cristiane Lopes e explicou a todos os convidados sobre o seu projeto. “O objetivo do PL é visar o repasse do incentivo estadual aos agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias, no âmbito do estado de Rondônia, e dá outras providências, além de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania”.

O evento contou também com a presença dos deputados estaduais, Alexandre Barroso (NIM), Affonso Cândido, Cláudia de Jesuso secretário de saúde do estado, Jefferson Ribeiro, o prefeito de Governador Jorge Teixeira, Gilmar Tomaz e o vice-prefeito de Theobroma, Gilmar do Palmares, além de mais 650 agentes comunitários de saúde e endemias de todo o estado de Rondônia.

secretário Jefferson Rocha, destacou o fortalecimento da atenção básica e parabenizou a deputada pelo trabalho desenvolvido na Câmara Federal, “devemos reconhecer o trabalho destes profissionais que fazem ações de prevenção e promoção à saúde, que estão dentro das comunidades, fazendo visitas domiciliares, trabalhando perto das pessoas, conhecendo a realidade local e entendendo os desafios e necessidades do povo, a deputada Cristiane está de parabéns pela iniciativa desse debate tão importante”.

Nos municípios brasileiros existem mais de 300 mil Agentes Comunitários de Saúde e Controle de Endemias, cujo papel é orientar as famílias na prevenção de doenças, promoção da saúde e controle de endemias. Os agentes têm a possibilidade de ofertar o primeiro tratamento, a manutenção regular da medicação, da pressão arterial, diabetes e outras questões relativas, e com isso eles conseguem reduzir o acesso às unidades de saúde e resolver em quase 80% da atenção básica nos encaminhamentos das questões relativas à saúde como todo.

Cristiane Lopes, já afirmou que estará presente no evento da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (CONACS) que acontecerá em Brasília no Congresso Nacional, nos dias 09 e 10 de Maio. O evento será muito importante e terá muitas pautas que estarão em tramitação a exemplo da regulamentação do artigo 7° da Emenda Constitucional 120 que trata da aposentadoria especial, a insalubridade em grau máximo, a instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos ACS e ACE, entre outras.

Ao término do evento a deputada pontuou, “tenho a saúde entre as principais pautas e faço questão de pontuar que meu gabinete está à disposição para auxiliar no que for preciso e a categoria tem meu total apoio, que são esses agentes que atuam na ponta que merecem mais valorização, a categoria é fundamental para a estratégia de saúde da família do SUS”.

FONTE: – Assessoria

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler