29.6 C
Brazil
Friday, April 12, 2024
HomeBRASILEconomistas projetam corte de apenas 0,25 pp da taxa de juros nesta...

Economistas projetam corte de apenas 0,25 pp da taxa de juros nesta quarta-feira.

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

Comitê de Política Monetária deve iniciar ciclo de queda na Selic nesta quarta-feira, 2; especialistas consultados pela Jovem Pan News analisaram a atuação do Banco Central.

Taxa da Selic se manteve em 13,75% na última reunião do Copom, maior patamar desde 2017.

Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) define, nesta quarta-feira, 2, como fica a taxa básica de juros (Selic), decisão que tem gerado consensos e divergências de especialistas em economia. A Selic se mantém em 13,75% desde agosto de 2022, maior patamar registrado desde 2017. A insistência do Banco Central (BC) em não reduzir os juros tem sido alvo de críticas de setores produtivos e de membros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao longo de todo ano. A expectativa é de que, a partir desta quarta, comece um ciclo de quedas na taxa básica de juros do país. No entanto, ainda não se sabe ao certo o tamanho do corte inicial promovido pelo Copom, que deve ser entre 0,25 ponto percentual (pp) e 0,5 pp. Desde o fim de 2022, já foram realizadas sete reuniões do Copom em que a Selic foi mantida. Para parte dos especialistas, o cenário econômico de queda da inflação aponta para a possibilidade de um corte mais agressivo.

Apesar do cenário positivo para a redução, em entrevista à Jovem Pan News, o economista Fábio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviços, apostou que o Copom deve ser cauteloso e optar por um corte de apenas 0,25 pp: “A tendência é que os cortes nos juros se deem de forma gradual, a partir desta quinta reunião, e comecem a acelerar na medida que a gente se aproximar do final do ano, caso as expectativas de inflação sejam mantidas abaixo de 3,9% ou 3,8%, como tem sido verificado nas últimas semanas”. Já o economista e presidente da Associação Brasileira de Investidores (Abradin), Aurélio Valporto, acredita que já passou da hora do Copom reduzir a taxa de juros para o bem da economia brasileira: “As taxas poderiam cair mais de 1%, já que com a inflação em torno de zero, o juro real se tornou insuportável. Mas a expectativa do mercado financeiro é de que a queda vai se limitar a 0,25 pp, talvez 0,5 pp. Uma queda tão baixa não deve provocar nenhum efeito prático”.

O economista e professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), Gilberto Braga, afirmou que as condições estão dadas para a redução da Selic a partir desta quarta e que diferentes fatores podem influenciar no tamanho do corte: “A maioria dos economistas, analisando o comportamento do Banco Central nas decisões anteriores, aposta que a queda é de 0,25 pp (…) Por outro lado, há muita pressão política e indicadores econômicos favoráveis para que se tenha uma redução mais agressiva de o,50 pp”.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler